Pular para o conteúdo

Óleo de coco é bom ou ruim? Saiba a Verdade!

Óleo de coco é bom ou ruim?

O óleo de coco, azeite de coco ou manteiga de coco é um óleo vegetal que contém cerca de 90% de ácidos graxos extraídos mediante prensagem da polpa ou cerne dos cocos (Cocos nucifera). Ele é muito empregado na indústria dos cosméticos (para elaboração de sabões e cremes) e também pode ser visto nas gastronomias de alguns países asiáticos.

 O óleo de coco pode ser um ótimo aliado da saúde, beleza, e da boa forma.
Além de melhorar a imunidade, o coco tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, repõe vitaminas e sais minerais, diminui o colesterol ruim, ajuda na perda de peso e é naturalmente antibacteriano e antifúngico.

Ufa!!! Quanta coisa boa não é mesmo? Listamos para você onde e como usar esta riqueza natural!

Óleo de coco. Saiba tudo que ele pode fazer por você!

O consumo de óleo de coco pode deixar a pele da mulher mais bonita e ajudar a evitar o envelhecimento precoce, além de poder ser usado diretamente na hidratação dos cabelos.

Benefícios do óleo de coco para beleza:

  • Cabelo

Caspa:

Hidrata o couro cabeludo, com isso, ajuda a aliviar os sintomas da caspa. O óleo de coco ajuda a controlar a secreção de óleo a partir do couro cabeludo, uma das principais causas da caspa. Aqueça de 3 a 5 colheres de óleo de coco no micro-ondas espere esfriar um pouco  e aplique massageando bem o couro cabeludo.

Hidratação:

Substitua o leave-in condicionador pelo óleo de coco para hidratar os fios. Aplique uma colher de óleo de coco, coloque uma touca e deixe durante a noite.

Pré-xampu:

Passe nos cabelos antes de lavar, para retirar as impurezas e ajudar na hidratação. Esse truque é especialmente bom para quem tem cabelos crespos, que são naturalmente mais ressecados.

Poção anti-frizz:

Ao ser passado no cabelo em quantidades moderadas, como se penteasse os fios suavemente com as mãos ( sempre da orelha para baixo) ele pode ajudar a diminuir o frizz sem deixar o cabelo com aspecto oleoso. Mas lembre-se de aplicar longe da raiz.

  • Pele

 Hidratação:

O óleo de coco mantém a pele macia sem obstruir os poros e sem deixá-la oleosa. Ele é um antifúngico e bactericida natural, que apresenta um elevado poder hidratante para a pele, sendo facilmente absorvido.  Se tem a pele seca e áspera experimente colocar um pouco de óleo de coco num algodão e passe em todo o rosto. Passe uma maior quantidade na região dos olhos, deixando durante toda a noite.

Demaquilante:

Para quem tem a pele sensível, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado na hora de retirar a make.  Além de ajudar a retirar a maquiagem, ele acalma a pele e evita qualquer irritação. Pode ser aplicado diretamente no rosto com um algodão. Deixa um pouquinho de óleo na base dos cílios, pois ele ajuda no crescimento deles.

 Acne:

Por ser naturalmente antibacteriano e antifúngico, o óleo de coco ajuda a evitar o surgimento da acne.

Queimadura:

Quem estiver sofrendo com ardência por causa de alguma queimadura solar pode usar o óleo de coco na área afetada. Ele hidrata e acalma a pele, dando uma sensação de alívio.

Benefícios do óleo de coco para saúde:

O óleo de coco pode acelerar o metabolismo:

O óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média, que são facilmente absorvidos e transformados em energia no fígado, por isso, o produto pode atuar no aumento do metabolismo e ser utilizado em casos de síndromes de má absorção.

Melhora do Funcionamento do Intestino:

Algumas pessoas dedicam muitas horas a academia com o objetivo de eliminar aquela barriguinha indesejada. Isso pode acontecer devido ao mau funcionamento do intestino. Para melhorar a sua atuação você pode passar a consumir de 1 a 4 colheres do óleo puro extravirgem por dia.
Algumas pessoas podem sentir mal-estar com o consumo desse óleo, então tenha cuidado e suspenda o uso se for o caso.

Melhorar o hálito:

Por conta das propriedades bactericida e antifúngica, é indicado usar o óleo de coco para um gargarejo – uma colherada dele é suficiente. Você elimina os germes que naturalmente acabam ficando na boca. Garantindo um hálito mais fresco e dentes mais saudáveis. Ótima dica principalmente pra quem detesta aquele gosto de álcool dos enxaguantes bucais mais comuns

Clareia os dentes:

Fazer bochecho com óleo de coco é muito bom para sua saúde bucal, além de clarear os dentes. Coloque cerca de uma colher de óleo de coco na boca e bocheche por cerca de 15-20 minutos. Cuspa o óleo de coco, em seguida, escove os dentes. É melhor fazer isso com o estômago vazio , antes de escovar os dentes.

Uma dica é fazer durante o banho de manhã.  Depois de 10 dias os dentes aparentam muito mais limpo, mais branco e mais brilhante.

Benefícios do óleo de coco na cozinha:

A principal vantagem em usar o óleo de coco para preparar alimentos é o fato de ele ser capaz de suportar altas temperaturas sem oxidar, ao contrário do óleo de cozinha comum e outros óleos vegetais, o que o torna ainda mais benéfico à saúde.

Usar o óleo de coco no preparo dos alimentos pode trazer vários benefícios para a saúde. Veja a seguir os principais deles:

  • Melhora a digestão;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Trata e previne o hipotireoidismo;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Previne a osteoporose;
  • Diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Evita o acúmulo de gordura no organismo, ajudando no emagrecimento;

Como utilizar o óleo de coco na cozinha:

O óleo de coco pode ser utilizado para preparar as mais diversas receitas, sejam elas quentes ou frias. A dica é substituí-lo sempre quando for usar o óleo de cozinha comum ou outro tipo de óleo.

Para refogar alimentos:

Você pode usar o óleo de coco para refogar outros temperos, como o alho e a cebola, no preparo das refeições, como carnes e frangos, por exemplo. É só substituí-lo pelo óleo de cozinha comum.

Para grelhar alimentos:

Outra dica é utilizar o óleo de coco para grelhar carnes em geral, como hambúrgueres, frangos e peixes, ou outro alimento que precise ir à grelha para ser consumido.

Para regar saladas:

O óleo de coco é considerado mais benéfico para a saúde do que o óleo de azeite extra virgem e o óleo de soja. Por isso, também é uma boa opção substituir estes dois itens na hora de regar saladas e legumes crus. Além de mais saudável, ainda fica mais saboroso!

Como deve ser o consumo do óleo de coco?

Não faltam bons motivos para consumir o óleo de coco. Porém, isso deve ser feito de forma moderada.

Como todo óleo, ele possui uma grande quantidade calórica e deve ser consumido com moderação. O ideal é consumir de uma a duas colheres (sopa) por dia.

Todas as pessoas podem consumir o óleo de coco?

O óleo de coco extravirgem é um alimento com baixo potencial alergênico , de maneira geral, não possui contraindicações quando consumido na quantidade recomendada.

Ele apenas deve ser utilizado em pequenas quantidades por pacientes que necessitem de uma dieta hipolipídica. Por isso, seu uso deve sempre ser acompanhado por um médico ou nutricionista, a fim de controlar a ingestão calórica e a quantidade de gorduras totais no dia, não ultrapassando 30% do valor energético total diário.

Quem não pode usar o óleo de coco?

O óleo de coco não é recomendando em casos de pessoas com esteatose hepática (gordura no fígado) e pessoas que sofrem com um processo digestivo lento.

Assista a estes vídeo muito interessante sobre o óleo de coco

 

Gostou das dicas? Então compartilha com as amigas e clica nas estrelinhas abaixo! Isso é muito importante para que eu saiba se vocês estão gostando

 

Se você quiser pesquisar este assunto em vários outros lugares, você tem a opção de GooglePinterest Google+  Wikipedia

1 comentário em “Óleo de coco é bom ou ruim? Saiba a Verdade!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.